terça-feira, 13 de outubro de 2009

ASSEMBLEIA GERAL, 13 DE OUTUBRO - VOTA NÃO!


Assembleia Geral de 13 de Outubro

13 de Outubro, 2009

Caros Leões,

...

Na próxima terça-feira, 13 de Outubro, terá lugar a Assembleia Geral ordinária do Clube, para aprovação do Relatório e Contas, mas cuja ordem de trabalhos contém um segundo ponto: “Discutir e votar a transmissão para a Sporting Sociedade Desportiva de Futebol, SAD da participação social detida pelo Clube na Sporting Comércio e Serviços, SA.“

É este acontecimento que nos faz intervir de novo publicamente.

O segundo ponto da ordem de trabalhos constituiu um dos três pilares da proposta de reestruturação financeira apresentada à Assembleia Geral do Clube em 28 de Maio de 2008, cuja aprovação exigia uma maioria qualificada de pelo menos dois terços dos votos, conforme previsto nos Estatutos do Clube, por estarem em causa “alienação ou oneração de imóveis ou participações sociais”. A necessária maioria qualificada não foi obtida, tendo a proposta apresentada obtido uma votação favorável de cerca de 63%, pelo que foi rejeitada pela Assembleia Geral.

É do conhecimento público actual que a SAD negociou com as entidades bancárias BES e BCP o prolongamento, até ao fim deste mês de Outubro, do prazo para a necessária aprovação do plano de reestruturação financeira por parte dos sócios do Sporting Clube de Portugal.

Contudo, estamos a cerca de três semanas do fim do prazo negociado, e não foi ainda apresentada aos sócios do Clube qualquer proposta nesse sentido.

No passado dia 29 de Setembro foi publicada no Jornal do Sporting, a convocatória da Assembleia Geral ordinária que se realizará na próxima 3ª-feira, cumprindo assim a obrigação estatutária respectiva. Contudo, no último número do mesmo Jornal, do passado dia 6 de Outubro, não existe qualquer referência à realização de uma Assembleia Geral do Clube.

Os contornos da proposta de venda da Sociedade SCS pelo Clube à SAD não são conhecidos dos sócios, nem constam da ordem de trabalhos.

Nos últimos dias têm surgido na imprensa notícias não desmentidas que indicam que o Conselho Directivo considera que os dois restantes pontos do plano de reestruturação financeira apresentado à Assembleia Geral a 28 de Maio de 2009 foram aprovados, por ser considerado que a aprovação dos mesmos não carecia de maioria qualificada.

Estas notícias, a serem verdadeiras, demonstram que o Conselho Directivo está a preparar em segredo, de uma forma encapotada, a aprovação do plano de reestruturação financeira, ao não informar devidamente e sem promover a sua discussão perante os sócios do Clube.

Consideramos esta situação inaceitável, por configurar o desrespeito total por um dos princípios fundamentais que nos guiam: os sócios deverão ter o devido acesso à informação importante da vida do Clube.

O Conselho Directivo, que detém o poder executivo, foi conduzido de forma clara e legítima pelos sócios para executar as ideias expressas no seu manifesto eleitoral, e tem-no realizado, da forma que os sócios do Clube podem a todo o momento avaliar.

Contudo, a decisão que nos espera na próxima terça-feira, é da exclusiva competência da Assembleia Geral do Clube, constituída pelos sócios do Clube, ou seja, é da competência e da responsabilidade de todos nós, de cada um de nós.

Caros Sportinguistas, caros Sócios do Sporting Clube de Portugal, tememos que esta possa ser a derradeira oportunidade de evitarmos, por meio dos poderes que os Estatutos do Clube nos conferem, a delapidação da quase totalidade do património do Clube.

Por esse motivo, fazemos um apelo a todos os sócios, para que compareçam em massa na Assembleia Geral da próxima terça-feira, e que votem negativamente a proposta que consta da ordem de trabalhos.

Votamos NÃO porque somos frontalmente contra a alienação do património do Clube antes de sabermos em detalhe as razões porque o Clube está nesta difícil situação enconómico-financeira.

Votamos NÃO porque somos frontalmente contra a alienação do património do clube como única forma de fazer face a uma gestão ruinosa.

Votamos NÃO porque os contornos da proposta de transmissão da SCS do Clube para a SAD não são conhecidos dos sócios do Clube, impossibilitando assim o estudo prévio de todas as questões envolvidas, de modo a que o sócio possa tomar uma decisão preparada e fundamentada.

Votamos NÃO porque tudo indica que o plano de reestruturação financeira irá avançar sem ser devidamente colocado à apreciação dos sócios do Clube.

Finalmente, votamos NÃO porque pretendemos um Sporting Clube de Portugal dos sócios e para os sócios, e não um Sporting dos accionistas.

Somos Ser Sporting


Fonte: http://www.sersporting.org/idealsporting/

Sem comentários:

Enviar um comentário