sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Manuel Fernandes - Eterno capitão!

Alguns dias depois de José Eduardo Bettencourt ter, sem qualquer rodeio, elogiado o mais directo rival do nosso clube, eis que aparece a dar uma entrevista a um jornal desportivo aquele que é o "eterno capitão". Aquele que não tem problemas em afirmar que o dia mais feliz da sua vida foi o dia em que vestiu a camisola verde e branca pela 1ª vez. O seu nome é: Manuel Fernandes.

Em entrevista ao jornal desportivo Record, Manuel Fernandes, mais uma vez, mostra e ensina a todos o que é "Ser Sporting", o que é amar um clube de nome: Sporting Clube de Portugal, aquele clube que, segundo o próprio, teve o sonho de representar desde criança.

Quando questionado se "algum dia, no futebol português, voltaremos a ter um futebolista da sua estirpe, com amor verdadeiro pelo clube que representa e em que é a palavra e um aperto de mão que sela o contrato de trabalho com o mesmo?" este responde: "Nos tempos que correm, não é fácil. O jogador, hoje em dia, é mais materialista, vê mais o factor económico. Mas não o censuro. No meu tempo não havia empresários... Tive vários convites do Benfica, onde ia ganhar muito mais dinheiro, mas nunca aceitei. Não me via com aquela camisola vestida, porque adorava o Sporting. Se eu tivesse aceite, estaria muito melhor economicamente e a minha família acabou por ser prejudicada por isso. Mas compreendo quem quer, hoje, ganhar dinheiro, porque amanhã ninguém se lembra de nada".

Outras citações do próprio:
"O primeiro dia em que vesti a camisola do Sporting foi marcante e inesquecível, porque foi um sonho cumprido. Outro dia muito feliz foi quando venci primeira vez o campeonato pelo Sporting, curiosamente frente à U. Leiria na última jornada. Em 1979/80. Foi uma coisa do outro mundo".

"Como jogador, saí porque houve um treinador que chegou ao Sporting e disse que não contava comigo. Falo de Keith Burkinshaw. Mas isso permitiu-me ainda jogar num grande clube, o V. Setúbal e iniciar a carreira de treinador nesse clube. Como treinador, recordo que deixei o Santa Clara no 1.º lugar da 2.ª Divisão de Honra, porque recebi um convite de Luís Duque e os dirigentes do Santa Clara me disseram para aceitar, porque se tratava de uma oportunidade única e, ainda para mais, era o meu clube. Eu fui de olhos fechados para Alvalade e hoje reconheço que fiz a maior asneira da minha vida. Fui por amor ao Sporting, sem falar de contratos, nem nada. E depois houve o aproveitamento dessa situação, porque sabiam que eu era incapaz de meter o Sporting em tribunal".

Quando tanto se fala de falta de mística e de Sportinguismo no seio do clube, eis que Manuel Fernandes dá um ar da sua graça e decide, mais uma vez, perante todos, mostrar o que é "Ser Sporting!".

"Gestores de elite" (???) que "governam" este Sporting ponham os olhos no que é um verdadeiro sportinguista, naquele que é, inconfundivelmente, um dos principais símbolos actuais do Sporting Clube de Portugal.

Mais uma vez: MANEL, ÉS GRANDE! ETERNO CAPITÃO!

1 comentário: